Domingo Legal 18 anos

16 janeiro 2011






Há 18 anos entrava no ar um das atrações de maior tradição da TV brasileira. O programa Silvio Santos abria espaço da tarde para que Augusto Liberato (até então queridinho do patrão, considerado o substituto de Silvio por muitos) apresentasse o Domingo Legal. A atração começou a ser exibida em 1993, gravada, e passou a ser ao vivo no ano seguinte.



Domingo Legal se destacou por ser um programa de entretenimento que tinha muitos elementos do Viva a Noite, grande sucesso da emissora no horário nobre do sábado. Muita música, noticias, entrevistas e competição entre artistas, transformaram o Domingo Legal em uma tradição na televisão. No final da década de 90 e inicio dos anos 2000, o programa passou pelo seu auge no Ibope, acumulando vitórias sobre o maior concorrente, o Domingão do Faustão, só para ter idéia, em 2001 foram 48 vitórias consecutivas, o que gerava dores de cabeça na alta cúpula da Rede Globo.

Gugu e Faustão juntos durante campanha de uma marca de alimentos
O Domingo Legal é marcado por quadros queridos na TV. Quem não se lembra de Gugu na Minha Casa, Prova da Banheira, Taxi do Gugu, Telegrama Legal e De volta pra Minha Terra? Cabe destacar o sucesso da dupla ET & Rodolfo que acordavam as celebridades e fizeram muito sucesso, chegando até a gravar um cd.

Mamonas Assassinas em especial no Domingo Legal
Muitos nomes da música brasileira fizeram sucesso ou foram revelados no Domingo Legal, que ajudou a formar bandas como "É o Tchan". Destaque para a inesquecível participação do Mamonas Assassinas em 1995, quando a banda de rock cômico cantou todos os sucessos de seu CD. O especial foi repisado por anos sempre próximo à data do trágico acidente aéreo que levou todos os seus integrantes.

As celebridades internacionais também marcam presença na história do Domingo Legal. Julio Iglesias, Ricky Martin, Thalia, Kenny G, Laura Pausini, Shakira, Acqua, Daniela Aedo, Daniela Lújan, Chris Durán, Van Damme, RBD, o grupo Isa TK+, Carlos Villagrán o Quico do seriado Chaves, Dulce Maria , Anahí entre outros.

A audiência do Domingo Legal caiu após a falsa entrevista com integrantes do PCC, exibida em 2003, que fez com que o SBT fosse obrigado a idenizar apresentadores da concorrência e deixar de exibir a atração por um domingo, conforme determinação do Ministério Público. Desde então, a atração migrou pela programação do SBT, chegando a ser exibida no inicio da tarde, quando Gugu assinou um pré- contrato com a Rede Record. O apresentador chegou a comandar o Domingo Legal por duas semanas até se desligar da emissora sem multa contratual. Uma semana depois, Celso Portiolli, que apresentou games telefônicos durante anos, renovou com o SBT, assumindo o comando no dia 12 de julho de 2009.

Celso deu um novo ritmo a atração que estava sofrendo com quadros fixos e pouco uso do palco. A Piscina Maluca foi o primeiro quadro de grande sucesso nessa nova fase do programa, que hoje tem como pilares o Top 10, Vídeos da internet, Meu Pai é Melhor que o seu Pai e o Construindo um Sonho, que se dispõe sempre há reformar uma casa, um comércio e etc, inspirando-se no formato americano Extreme Makeover (Algo como “a grande reforma”).

Biografia de Celso em vídeo

1 comentários:

Anônimo disse...

Olá!

Gostaria se possível uma cópia do telegrama do Roque do ano de 1999/2000, pois eu participei nele. Agora quero colocar o vídeo no facebook. Meu e-mail é vkerekes@bol.com.br

Obrigado

Postar um comentário

Devido à abusos,os comentários passaram a ser moderados.

Estamos abertos a receber críticas e sugestões
Não aceitamos comentários:

- Anônimos
- com Caps Lock
- Contedo qualquer espécie de abuso.
- Com palavras de baixo calão.
- Com ofensas a nosso staff ou a outro internauta.
- E Qualquer tipo de propaganda ou divulgação de blogs, sites ou comunidades do Orkut!


Comentários anônimos,mesmo que, acompanhado do nome do autor NÃO serão aceitos.Muito menos verificados a respeito das devidas denúncias que possam conter no corpo do comentário.


Nosso e-mail também está disponível para consultas: contato@arquivosbt.com

Grato!Arquivo SBT

 
Arquivo SBTO blog do sbt | by TNB ©2010
slide by Soh Tanaka