Relembre o Primeiro Teleton [1998]

24 outubro 2010


Às 21 horas do dia 16 de maio de 1998, Silvio Santos começa oficialmente a maratona da solidariedade no Brasil. O Teleton foi uma atitude de Hebe Camargo (madrinha da campanha), que intermediou as negociações entre Décio Goldfab e Silvio Santos. Acertou-se então exportar o modelo do teleton, que já fazia sucesso em muitos países da américa latina.

O primeiro Teleton surgiu em 1954 nos Estados Unidos chamado de WHAS Crusade for Children. No entanto, o termo Teleton, bem como sua finalidade, ficaram conhecidos mundialmente a partir de 1966 com o Teleton Jerry Lewis MDA Telethon sob o comando de Jerry Lewis.

O primeira versão nacional do programa aconteceu no sábado e domingo, ocupando toda a programação do SBT em programas ao vivo que atingiram a liderança. O ponto alto da festa foi a presença de Silvio Santos na abertura e encerramento e apresentação de um Domingo Legal especial, comandando por Augusto Liberato.





O primeiro Teleton contou com artistas de todas as emissoras. Xuxa, Barão Vermelho, todo o elenco do SBT, Marília Gabriela, Luciano Huck, Gastão, entre outro participaram. Uma das atrações mais esperadas pelos telespectadores, e uma das de mais sucesso também, foi a de Roberto Carlos, que fez sua participação direto da cidade de Manaus.

Os canais abertos estavam autorizados a passar o momento que desejassem em seu sinal. A Rede Globo foi a única que não transmitiu nenhum momento da campanha, mas distribuiu chamadas com o número de telefone ao longo de seus intervalos comerciais.

Toda essa união e empenho deram credibilidade ao Teleton que firmou, logo na primeira edição, como maior festividade beneficente do país, arrecadando R$ 14.855.000, o triplo do Criança Esperança no ano anterior, recursos utilizados para construir uma unidade da AACD em Pernambuco além de reforma e equipar melhor a unidade Mooca/SP.

A maratona da solidariedade só foi aumentando, desde então, ajudando muitos deficientes físicos e voltando os olhos do Brasil para suas necessidades.


0 comentários:

Postar um comentário

Devido à abusos,os comentários passaram a ser moderados.

Estamos abertos a receber críticas e sugestões
Não aceitamos comentários:

- Anônimos
- com Caps Lock
- Contedo qualquer espécie de abuso.
- Com palavras de baixo calão.
- Com ofensas a nosso staff ou a outro internauta.
- E Qualquer tipo de propaganda ou divulgação de blogs, sites ou comunidades do Orkut!


Comentários anônimos,mesmo que, acompanhado do nome do autor NÃO serão aceitos.Muito menos verificados a respeito das devidas denúncias que possam conter no corpo do comentário.


Nosso e-mail também está disponível para consultas: contato@arquivosbt.com

Grato!Arquivo SBT

 
Arquivo SBTO blog do sbt | by TNB ©2010
slide by Soh Tanaka