Alegrifes e Rabujos

20 junho 2009




Ao lado da casa onde mora a pequena Sofia há uma mansão que desperta a fascinação dos próprios vizinhos e de estranhos que chegam por lá. Segundo conta a lenda, esta sombria casa pertenceu a um milionário excêntrico chamado Aurélio Granados, morto há muitos anos, cujo espírito, afirmam alguns, ainda ronda a mansão.

Com uma madrasta ciumenta, um pai ausente e um irmão tedioso, Sofia já possui problemas suficientes. Mas, como curiosa que é, resolve investigar se é de fato verdade que existe fantasmas na mansão. Quando ela se depara com Chon, sua coragem enfraquece. Chon é um estranho sujeito que trabalhou como empregado de Aurélio e mora até hoje na casa.

Um incidente leva Sofia a entrar às escondidas na mansão. Ela tenta recuperar um de seus mais preciosos tesouros: a foto de sua mãe, falecida quando ela era apenas um bebê.
Além de levar alguns sustos na mansão, Sofia conhece uma pessoa maravilhosa, o pequeno Afonso, sobrinho neto de Chon, que acabara de chegar do interior. Sua avó o enviou para a cidade para que Chon o ensine a ser um homem de bem.

Para grande espanto de Sofia e Afonso, Aurélio não está morto. Nos últimos dez anos ele tem se divertido muito assustando toda a vizinhança.

Aurélio passou toda a vida acumulando dinheiro, prestígio, aborrecimentos e desafetos, porém resolveu mudar sua maneira de agir e pensar, tornando-se um homem muito diferente, um coração especial, com os melhores sentimentos de uma criança.

Ele encontra em Sofia e Afonso a alegria que estava buscando durante seus longos anos de reclusão. Para Aurélio, Sofia e Afonso são um par de “alegrifes”, uma palavra inventada por ele mesmo, com a qual designa as pessoas que desfrutam da vida e das brincadeiras, que nunca perdem as esperanças, que compartilham nas horas boas e ruins e que acima de tudo conservam o dom maravilhoso da surpresa e da inocência.

E para identificar os não “alegrifes”, Aurélio tem outra palavra: “rabujos”, que são as pessoas que somente buscam as coisas materiais, que cultivam a inveja e o egoísmo, que estão atentos a tudo, menos à verdadeira felicidade.

Assim será o percurso desta história. Os “alegrifes” tratam sempre de conservar em seu coração os melhores sentimentos da infância, opondo-se aos valores e às atitudes negativas dos “rabujos”. A simplicidade contra a complicação, a honestidade contra a corrupção, a imaginação contra a limitação e a alegria contra a adversidade e o tédio.

Aurélio, Sofia e Afonso viverão incríveis aventuras, que compartilharão com outras crianças do bairro: a pequena Nayelí e seu irmão Ricardo, Ernestina, Pablo e inclusive Estevão, o antipático irmão de Sofia.

Ao conhecer a história de cada uma das crianças, e o comportamento de seus pais, que estão se transformando em uns verdadeiros “rabujos”, Aurélio decide transformar sua mansão em um clube, onde todos, adultos e crianças, possam conviver e compartilhar a magia de serem “alegrifes”. E ele contará com o apoio de excelentes colaboradores: uma bela professora de música chamada Angélica, autêntica “alegrife” – que tem como noivo Rogério, um tremendo picareta e um consumado “rabujo”; e Bruno, o instrutor de educação física que conseguiu vencer por seus próprios méritos, pois foi criado sozinho nas ruas. Entre Angélica e Bruno surgirá um terno amor “alegrife”, mas que será posto a muitas provas.

A saúde de Aurélio fica fragilizada, em grande parte devido a chegada da malvada Helga, sua antiga esposa, que o odeia. Além de ser uma “rabuja”, Helga também é bruxa.
Com a morte de Aurélio, Helga vê a oportunidade ideal para apoderar-se de tudo e apagar os sonhos que o velhinho deixou semeados no clube “alegrifes”. Mas a magia (ou a imaginação) que envolvia o lugar sobrevive, criando uma fantástica, emocionante e divertida luta de forças entre os “alegrifes” e os “rabujos”.

Para triunfar contra todas as artimanhas de Helga e seus “rabujíssimos” aliados, as crianças terão como principais armas a amizade, os valores familiares, a sinceridade, a competição sadia, a música, a alegria e o amor. Somente com espírito “alegrife” elas serão capazes de sair vitoriosas dos desafios, tramas e feitiços “rabujos”.

PERSONAGENS



Sofia “Chofis” (Maria Chacón) - menina de aproximadamente 10 anos. Muito amorosa e prestativa, gosta de ajudar seus amigos. A madrasta não gosta dela e Sofia sofre nas mãos de seu meio irmão Estevão.

Afonso “Alcachofra” (Miguel Martinez) - menino do campo, tem 10 anos. Sua avó o envia à cidade para morar com seu tio-avó Chon, pois deseja que Afonso cresça como um bom homem, aprendendo bons modos e estudando. Ele será o melhor amigo de Sofia.

Mercedes (Cecília Gabriela) - uma bela mulher de 34 anos, de boa família, casada com Antonio, pai de Sofia, e mãe de Estevão. Tem ciúmes de Sofia com Antonio e por isso faz de tudo para afastá-los.

Antonio (Miguel de Léon) - um belo homem de 35 anos, viúvo, casou-se com Mercedes. Pai de Sofia e Estevão, bioquímico, não tem muito tempo para os filhos e para a esposa, pois dedica a maior parte do tempo realizando pesquisas no laboratório.

Bruno (Luis Roberto Guzmán) - rapaz órfão, de 24 anos. Quando era criança vivia nas ruas, mas se esforçou muito para mudar de vida. Apaixonado pela professora Angélica, Bruno muitas vezes é cúmplice das travessuras de Sofia e Afonso.

Matias (Arath de la Torre) - tem 27 anos e é casado com Elvirita, pai de Ricardo e Nayelí. Matias não é chegado a responsabilidades, foge como louco de qualquer trabalho e vive discutindo com sua esposa, principalmente quando é cobrado.

Estevão (Jesus Zavala) - menino de 9 anos, mimado e insuportável, faz da vida de sua meia irmã Sofia um verdadeiro inferno. A mãe, Mercedes, pensa que ele é um verdadeiro anjinho.
Ricardo (Diego González) - menino de 10 anos, gosta de jogar bola e vive sonhando em um dia sair nos jornais como um grande campeão. Gosta de Sofia, por isso tem uma certa implicância com Afonso.

Nayelí (Nora Cano) - menina de 7 anos, está sempre de bem com a vida. Irmã de Ricardo. Só fica triste quando seus pais Elvira e Matias discutem.

Ernestina “Tina” (Michelle Alvarez) - menina de 9 anos, se sente inferior, acreditando não ter nada de bom para oferecer aos outros. É amiga de Sofia e gostaria de um dia ser divertida como a amiga.

Pablo “Chuletão” (Antonio Hernández) - menino de 9 anos, simpático e muito engraçado, vive comendo e esta sempre com fome.

Alison (Allison Lozano) - menino de 10 anos, gosta de fantasiar e amedrontar as crianças, fazendo histórias inocentes virarem assustadoras. Será envolvido pela malvada Helga.

Angélica (Jacqueline Bracamontes) - bela moça de 22 anos, desde que nasceu sempre foi dedicada à música. É ingênua e pensa que seu noivo Rogério é um príncipe encantado, mas aos poucos ela se desencanta e começa a interessar-se por Bruno.

Helga (Rosa Mariá Bianchi) - mulher muito má, faz de tudo para destruir a felicidade dos outros, utiliza-se inclusive de bruxaria. É inimiga de Aurélio e das crianças.

Aurélio (Héctor Ortega) - senhor de 80 anos, passou os últimos 10 anos fingindo-se de morto. Aproveitou este período para mudar seu modo de vida, seus valores e princípios, deixou de lado as coisas materiais e passou a aproveitar o seu dinheiro para divertir-se com as crianças.

Chon (Salvador Sánchez) - tem 58 anos. Mau humorado, é tio-avô de Afonso e fiel empregado de Aurélio. Com a aproximação das crianças com seu patrão ele ficará enciumado, pois nos últimos 10 anos ele foi a única pessoa próxima a Aurélio.

Teresa (Olivia Bucio) - mulher de 49 anos. Amargurada, se considera desprezível e insignificante desde que foi abandonada pelo marido. É meia irmã da malvada Helga e mãe de Ernestina.

Irene (Luz Elena Gonzáles) - moça bonita de 25 anos, é dançarina e coreógrafa. Não acredita no amor, mas quer ter um bom moço como Bruno ao seu lado. Envolve-se com Rogério, acreditando que ele lhe dará uma boa vida.

Rogério (Sebastián Rulli) – advogado de 28 anos, bonito e de caráter duvidoso, faz de tudo para se dar bem. É noivo da bondosa Angélica, mas não a ama.

Consuelo (Raquel Pankowsky) - bondosa senhora, mãe de Angélica, é extremamente possessiva pela filha. Tem muito medo que ela não faça um bom casamento.

Elvira (Roxanaa Castellanos) - tem 30 anos, é mãe de Ricardo e Nayeli, esposa do malandro Matias. Acredita que nasceu para ser alguém importante, participa de todos os sorteios que prometam qualquer prêmio.

Cão Achú - cachorrinho simpático e travesso. Muito inteligente e especial, foi um presente de Aurélio para Afonso e Sofia.

Reficus (Margarito) - duende de aparência horripilante. Tem a pele laranja, usa roupas azuis e carrega uma maleta de ferramentas. Está sempre a serviço da malvada Helga.



Bookmark and Share

49 comentários:

eliomar disse...

eu amos esta nove e de +++++++++++

lucasfbck disse...

eu queria essa novela de novo

Anônimo disse...

Adoraria que o sbt colocase de novo uma novela de adolecente de novo como alegrifes e rabujo,rebeldes,carnha de anjo,diario de daniela e etc ....
aposto que a aldiensia iria subi ate o topo
...........
a novela podeira comeca depois do filme (cinema em casa ) bjussssssssssssss

gabriela disse...

eu adoraria que a sbt desse uma reprise da novela alegrifes e rabujos de novo...

eu nao perderia um capitulo.


grata!

Anônimo disse...

é ñ tem nenhua novelas para o publico adolecente nem para o infantil já ta mais que na hora de colocar uma novela nem que saiba repetida

caliane disse...

Olá, adoro assistir o SBT mas ficaria ainda melhor se vcs passasem a novela "ALEGRIFES E RABUJOS" novamente, como a Gabriela disse a audiência iria aumentar novamente como no tempo que passou a novela.
bjs cali

Anônimo disse...

eu sempre assistia a novela alegrifes e rabujos e gostaria que vocês reprisá-sem ela eu adoraria

cibele disse...

a sbt bem que podia colocar denovo a novela:
alegrifes e rabujos,rebelde,a menina da mochila azul e etc...
essas novelas fizeram o maior sucesso no mundo da criançada estou com muita saudade dessas novelas.
grata!!!

Anônimo disse...

Bota pra passa de novo alegrifes ou rabujos!!!!
Tou com saudade Por favor.

Anônimo disse...

Poow a melhoor Novela que já passou,

Se o sbt Reptiir Alegrifes e Rabujos

eu não perco nenhum Capitulo !

Anônimo disse...

EU QUERO QUE PASSE NOVAMENTE EU AMO ESSA NOVELA BJUS

barbie-gilrs disse...

amOo alegrife e rabujos e queria q passase de novo dia 24 de dezenbroo de 2009 dia do aniversario do meu amigo ele ama o alegrife e rabujos tambem porfavor faz q volta a passar
alegrife e rabujos com os mesmos personagens ta.........♥♥♥♥♥

Anônimo disse...

Iria ser maravilhoso se repitissem essas novelas tenho 15 anos e tenho muita saudades de chiquititas,alegrifes e rabujos, rebeldes, cerinha de anjo, diário de daniela entre outros ...

FERNANDO disse...

ADOREI SABER QUE ALEGRIFES E RABUJOS VAI VOLTAR EM 2010 NA CNT POIS ESSA NOVELA PASSOU QUANDO EU TINHA 9 ANOS E EU ADORAVA ,AGORA QUE VAI REPRISAR EU VOU ADORAR ASSISTIR

FERNANDO ZAW...
- CURITIBA-PR

Anônimo disse...

Estava comentando com amigos e amigas nesses dias sobre essa novela.Todos nos gostamos muito e gostariamos que passasse novamente.

Anônimo disse...

Caramba adorava essa novela era a minha favorita adoraria que passasse d novo,se alguem pude me fala que dia de 2010 vai começa fikaria muito grato aki meu msn,bruninho_s1@hotmail.com vlw

Anônimo disse...

Eu queria que o sbt reprizasse essas novelas 'Alegrifes e Rabujos','Rebelde' e 'Chiquititas 2000' de novo pois não tem nenhuma novela de adolescente nem infantil e além disso essas novelas foram as melhores !
Grata!

Anônimo disse...

nossa como eu gostava dessa novela
era minha preferida não perdia nenhum capitulo
pena que acabou
qeria muito que ela voltasse :)

julia disse...

Silvio por favor volta a novelinha Alegrifes e Rabujos ela era d+ vc poderia fazer uma reprise das novelas que fazeam o maior sucesso na TV vcs poderiam fazer que nem a globo com o vale a pena ver de novo,se vc passar reprise a adiencia ira subir muito com alegrifes e rabujos,a menina da muchila azul,carinha de anjo,bom essas são as melhores que ñ sai das bocas da criançada

Leticia Caroline da silva disse...

Osasco, 11 de fevereiro de 2010

Boa tarde Srs.

Meu nome é Leticia Caroline da Silva,
Sou uma grande fã das tele novelas e reality show apesentados no SBT;
E gostaria de informa-los que a tele novela alegifes e rabujos foi uma nas tele novelas mais assistidas e esperadas por toda a população infantil ao meu ver;
se possível, Gostaria muito que inventasse um programa novo!!
Onde poderiam nos apresentar novamente tele novelas e a novas gerações que poderiam ocasionalmente vir e gostar;
Com isso os Srs. ocasionalmente receberiam o dobro do ibope com as novelas, além de novos fãs de tele novelas;
Se isso vier a acontecer, podem ter certeza que eu e meus amigos de infância seremos os primeiros a assistir.

Muito obrigado pela atenção
Leticia Caroline da Silva

mais informações ao meu ver:

E-mail - lereguva1@hotmail.com

Anônimo disse...

Eu também adoraria ver essas novelas ! Fez parte da minha infancia . Mas agora a CNT que está exibindo as novelas mexicanas , a televisa fechou contrato com a CNT . Estou mandando vários emails pra lá para reprisar as novelas juvenis . Faltam muitas novelas para crianças nas grades das emissoras !

michelle disse...

gostaria mto q o silvio colocasse de novo as novelas q fizeram o maior sucesso como alegifes e rabujos,carinha de anjo.cumplices de um resgate,viva as crianças carrocel dois nossas essas novelas foram a melhor eoo naum perdia um capitulo de cada uma... Por favor silvio coloka elas aii d novo no ar

Anônimo disse...

adoro alegrifes e rabujos ñ perdia nem um capitulo quero ve-la d novo por favor♥♥

Anônimo disse...

eu amo muitoooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo mas que pena que acabou

Anônimo disse...

gostava muito quando criança, gostaria que passase denovo! :)

jessica disse...

EU AMO ALEGRIFES E RABUJOS E GOSTARIA MUITO QUE A NOVELA VOLTASSE A SE EXIBIR NO SBT ....
ESPERO PODER VE-LA NOVAMENTE A NOVELA ...

Anônimo disse...

por favor!passem de novo essa novela!todo mundo adora e ta com saudades!melhor novela do mundo1por favor!passem de novo!bjs

Anônimo disse...

bota de novo a novela

Anônimo disse...

OoO ESSSA NOVELA É DEMAIS
QUERIA TANTO QUE VOLTASSE!
AMO MUITO

Anônimo disse...

Essa Novela é muito Leegal
Queria Quee Voltasse Novamente A passa no sbt
!! Pour: Débora

josiane disse...

voltaaaaaaaaaaaaaaaa as novelas mexicanas.....por favor!!!!!!!!!!!!!!!!!!!alegrifes e rabujossssss passa de novoooooooooooooo!!!!!!!!!!!!!por favor!!!!!

Anônimo disse...

volta essa novela !!!!!

Anônimo disse...

passa a repris das novela mexicana infantil di novo na sbt especialmente alegrifes e rabujos

Anônimo disse...

eu queria muito que voltasse essa novela logo apos de as tontas nao vao ceu com a segunda temporada pois essa e uma das novelas que deveria voltar pois sempre colocam no sbt novelas de adultos eu amo afonso pois ele eo mais bonito da novela

Anônimo disse...

grato por esta lendo esta mensagem queria pedirlhe para que passase a novela alegrifes e rabujos outra vez , as pessoas adoraram essa novela e por todos os fãs queriamos assistir denovo, se não poder passar alegrifes e rabujos passa rebelde então.por favor ,por favor ,por favor.

gabinick disse...

Quero muito que volte essa novela era muito legal

Magno disse...

volta essa novela por favor

aline disse...

coloca de novo alefrifes e rabujos pra minha irma ver eu falei q a novela e muito boa vai da mais ibop do q a globo por favor silvio santos!!!!

luana disse...

porfavooor passa eessa novela denovoo, ela é muito legal! :) x__x

Garota do blog disse...

Olá meu nome é nathalia tenho 13 anos e pesso que voces passem des do comecinho alegrifes e rabujos voces podem pensar q eu ja estou meio grandinha para essas coisas mas é que eu adoro as novelas que o sbt passa é como se elas nos decem uma inspiraçao de um mundo perfeito e nos faz muitos vezes esquecer como é o mundo la fora e tambem ajuda a nos preparar para ele e essas novelas:carinha de anjo,amy a menina da mochila azul,alegrifes e rabujos,cumplices em um resgate,amigos para sempre,o diario de daniela,os ricos tambem choram,rubi e amigas e rivais bom sao so essas q eu lembro eu acho que nao so pra mim mas para outras pessoas essas novelas tambem tras recoordaçoes otimas e eu espero q voces fassao voltar um pouquinho se quer de magia para o povo brasileiro porque ele estao precisando

espero que voces me entendo e leiam o meu comentario por favor
e muito obrigada des de já.
um beijo e um forte abraço a todos voces.

GUSTAVO disse...

Sbt por favor passe de novo esta novela ela foi um fenômeno no ano de 2004 -2005.
Depois que acabar perolá negra

Isabela disse...

aê gente taum falando que vai passa dnovo na CNT queria sabe onde fica que canal , se é pago ao não PLISSSSSSSSSSSSSSSSSSS ME AJUDAAAAAAAAAA

FOXXavier disse...

Informamos que não aceitaremos mais comentários anônimos nessa página. Estamos recebendo muitos comentários de uma mesma pessoa.

Belinha disse...

Eu adorei a novela Alegrijes Y Rabujos!!
SBT Faz uma reprise ai passa a novela denovo!!!
Beijos!!
Leonardo.

natasha disse...

eu adoraria que a sbt desse uma reprise da novela alegrifes e rabujos de novo...

eu nao perderia um capitulo

Anônimo disse...

Aiin eu adorava essa novela, adoro essas novelas de crianças! Alegrifes e Rabujos era a minha prefirida.

=D disse...

Aiii eu adoravaa ver alegrifes e rabujoss!
SBT Coloca de novo alegrifes e rabujos na telinha por favorr
ein ein ein , nuus até hoje sei a música dos alegrifes e rabujos

Polenguinha disse...

Olá eu tenho 13 anos , e eu queria muito rever essa novela , quando eu tinha 5 ou 4 anos de idade eu via essa novela , não perdia um capitulo , afinal essa novela FOI A MELHOR NOVELA QUE EU JÁ VÍ . Pesso por favor ao Silvio Santos que reprise está novela , pois ela marcou minha infância . Estou grande para ver ela , mais não me importo , pois é o que eu mais quero ! Grata .

Arquivo SBT disse...

Mesmo com a medida de proteção os comentários da mesma pessoa continuaram. Por isso, estamos encerrando os comentários nesse artigo.

 
Arquivo SBTO blog do sbt | by TNB ©2010
slide by Soh Tanaka