; Chaves: Foi sem querer, querendo.... | Arquivo SBT
Tecnologia do Blogger.

Looped Slider

.

Chaves: Foi sem querer, querendo....


A trajetória de "El Chavo del Ocho" - nome original do humorístico Chaves - teve inicío no ano de 1971, um ano depois da criação do personagem "El Chapulín Colorado". Ambos os personagens foram criados a princípio para serem sketchs do programa chamado "Chespirito", que era transmitido na TV TIM, do México. Nesse programa eram exibidos vários quadros de humor - todos eles criação de Roberto Gómez Bolaños.O quadro que retratava as aventuras da turma da vila logo ganhou maior destaque e chamou a atenção do público mexicano. Vendo isso, a TV TIM decidiu acrescentar características de seriado e transmiti-lo em horário nobre, uma vez por semana.No começo, os personagens de "El Chavo del Ocho" não tinham as suas características marcantes. Por exemplo, no inicio da série o personagem Seu Madruga não era pai da Chiquinha, ele morava na casa da Dona Florinda e era um vendedor de balões. O Sr. Barriga não era o dono da vila, ele apenas era zelador dessa. A Dona Florinda não usava os seus tradicionais bóbis. No ano de 1973, o seriado passa a ser gravado nos estúdios da TV Televisa e começa então a ser exportado para diversos países da América do Sul. Nessa época, o programa já era um sucesso consolidado em terras mexicanas

Malicha, a afilhada do Seu Madruga

O ano de 1974 foi marcado pela ausência da atriz Maria Antonieta de las Nieves, (intéprete da Chiquinha) que teve que se afastar da série por estar grávida. No seriado, foi dada a desculpa de que a personagem Chiquinha havia ido morar com suas tias do interior. Nessa época, Chespirito criou uma personagem estepe: Malicha, que era a afilhada do Seu Madruga. Nesse mesmo ano foram gravados os primeiros episódios na escola do Professor Girafales.No ano seguinte Maria Antonieta volta a fazer parte do seriado.No final de 1978, Carlos Villagrán - intérprete do Quico - decidiria sair do elenco de Chespirito para ser a estrela de uma seriado na Venezuela. Os últimos episódios que contaram com a presença do ator foram gravados em Acapulco. Poucos meses depois, já em 79, Ramón Valdez - intéprete do Seu Madruga - também receberia uma proposta para participar do mesmo seriado. Nessa época, Chespirito criou o restaurante da Dona Florinda, para suprir os desfalques da série. Além disso, também surgiram dois novos personagens: Jaiminho, o carteiro, e Dona Neves, a bizavó da Chiquinha. E Nhonho passou a ter uma participação maior nos episódios.Em 1981, Ramón Valdéz, Seu Madruga, regressa a série. Novas histórias foram feitas com a presença do carismático personagem. Até que, no ano de 1983, é encerrada as gravações da série, sem um episódio especial.No final da década de 80 até 92, a série Chaves volta a ser um quadro do programa "Chespirito". Essa fase pode ser vista pelos brasileiros no programa "Clube do Chaves", que o SBT exibiu em 2001. No ano de 2006 Chaves ganhou uma versão em desenho animado."Chaves em desenho animado" estreou no Brasil no dia 1° de janeiro de 2007,repetindo o sucesso do seriado.

O Menino atrapalhado conquista o Brasil.





Chaves chegou no SBT em 1984, em uma época muito difícil para a emissora que estava afogada em dividas, na verdade vieram junto de um lote de novelas e enlatados mexicanos, desorganizados e não catalogados. A direção do SBT foi totalmente contra, "Nem a dificuldade que estamos passando justifica a exibição de um programa de tamanha baixa qualidade" dizia Luciano Callegari. Mesmo assim Silvio Santos, que fareja o sucesso, não deu ouvido e queria testar. Marcelo Gastaldi dos Estudios MAGA que faziam parte do departamento de dublagem da TVS foi o responsável pela dublagem do Chaves. Foram dublados todos os episódios e depois editados e foram para o ar no mesmo ano. O sucesso foi imediato. O seriado Chapolin veio em seguida fazendo também muito sucesso. O programa foi exibido inicialmente no programa do palhaço Bozo mas depois se emancipou deste programa ganhando horário próprio. Em 1988 foram para o ar um lote de episódios antigos de 1971 á 1975, em muitos deles Chaves era apenas um dos quadros. De 1989 á 1992 foi o auge do sucesso de Chaves no Brasil, Fitas de vídeo, Discos, Gibis, Bonecos e uma série de outros produtos invadiram o mercado. Em 1991, Chaves e Chapolin eram exibidos em horário nobre incomodando muito a Rede Globo. Em 1992, estrearam novos episódios, a partir deste ano grande número dos episódios exibidos até então foram misteriosamente saindo do ar gradativamente. Desde então Chaves amarga 10 anos de incansáveis reprises, são exibidos cerca de 140 episódios. Muitos dizem que a Marchmellow (antiga MAGA, que dublou Chaves) continuou a dublar episódios até hoje inéditos após 1992, mas isto são apenas boatos. Em 2001 o SBT estréia a temporada 1987 á 1995 de Chaves e Chapolin em um programa semanal chamado Clube do Chaves, infelizmente Marcelo Gastaldi faleceu em 1995, e Chaves foi dublado pela BKS, por Cassiano Ricardo, que cupriu muito bem a sua tarefa mas por melhor que ele fizesse nunca iria voltar a ser igual a dublagem de Gastaldi e da Marchmellow.

Os atores






Chaves (Chavo):
Roberto Gomez Bolaños
Quico: Carlos Villagrán
Seu Madruga (Don Ramón): Ramon Valdez
Dona Florinda : Florinda Meza Garcia
Chiquinha (Chilindrina): Maria Antonieta de las Nieves Fernandez
Prof. Girafales (Prof. Jirafales): Ruben Aguirre
Seu Barriga : Edgar Vivar
Dona Clotilde: Angeline Fernandez
Jaiminho: Raul Padilla



Links recomendados:
http://www.chavesweb.com/

http://www.viladochaves.com/

http://www.turmadochaves.com/

http://www.sitedochaves.com/





Extraído de: Tela Ligada


Bookmark and Share
Compartilhe no Google Plus
    Comentários do Blog
    Comentários do Facebook
  1. Muito Maneiro.

    Chaves sempre sera lembrado pois e o melhor seriado de todos os tempos

    ResponderExcluir
  2. CARLOS EDUARDO ALFARTH14 de outubro de 2010 14:24

    adoro o Chapolin, bem que poderia ser colocado novamente no ar, é muito legal.

    ResponderExcluir

2 comentários:

Devido à abusos,os comentários passaram a ser moderados.

Estamos abertos a receber críticas e sugestões
Não aceitamos comentários:

- Anônimos
- com Caps Lock
- Contedo qualquer espécie de abuso.
- Com palavras de baixo calão.
- Com ofensas a nosso staff ou a outro internauta.
- E Qualquer tipo de propaganda ou divulgação de blogs, sites, canais do Youtube, fanpages e etc.