; Pantanal | Arquivo SBT
Tecnologia do Blogger.

Looped Slider

.

Pantanal


Pantanal foi uma telenovela brasileira produzida pela extinta Rede Manchete e exibida de 27 de março a 10 de dezembro de 1990 às 21h30. Escrita por Benedito Ruy Barbosa e dirigida por Jayme Monjardim, Carlos Magalhães, Marcelo de Barreto e Roberto Naar. A novela vem sendo reapresentada pelo SBT, desde o dia 9 de junho, de segunda a sexta ás 22h10 (após A Favorita) nas quartas a novela é exibida ás 21:40.


Trama

A novela conta a história de José Leôncio, fazendeiro do Pantanal, que em viagem para o Rio de Janeiro engravida uma jovem de nome Madeleine. José Leôncio acaba se casando com ela, que muda-se para o Pantanal com ele. Madeleine, no entanto, estava infeliz e resolveu voltar para o Rio de Janeiro.

José Leôncio, amargurado, tenta em vão recuperar seu filho, mas acaba voltando para o Pantanal sem ele. Passa a viver então com Filó, sua empregada, com quem tem um filho. Vinte anos depois, seu filho resolve finalmente visitá-lo. Mas o choque cultural é grande e o filho é expulso pelo pai, por este achar que ele era gay.

Joventino, então parte de volta para o Rio, mas levando Juma, uma moça que diziam se transformar em onça. Joventino acaba voltando para o Pantanal e se casa com Juma.

Mas a história tem um lado sobrenatural: os principais personagens, com exceção de José Leôncio, freqüentemente se deparam com uma figura conhecida como "O Velho do Rio", um curandeiro idoso que cuida das pessoas que são picadas pela sucuri, cobra de grandes proporções encontrada no Pantanal, ou que simplesmente se perdem na extensão do Pantanal.

Em um dia, Joventino tira uma fotografia do Velho do Rio e decide emoldurá-la. Mas após a revelação do filme, uma surpresa: no lugar do Velho uma mancha que impede a José Leôncio conhecer a verdadeira identidade do curandeiro.

Nesta época, Zé Leôncio descobre a existência de um outro filho: José Lucas, que por não ter tido seu pai por perto, adota o sobrenome "de Nada". José Lucas de Nada, descobre que é filho do fazendeiro quando percebe a incrível semelhança física com Zé Leôncio, quando este era jovem.


Elenco

Paulo Gorgulho fez o José Lucas de Nada.
Paulo Gorgulho fez o José Lucas de Nada.

Participações

Curiosidades

  • Pantanal será para sempre lembrada como a novela que bateu a audiência da Rede Globo. Seu sucesso foi estrondoso, ao ponto de a emissora de Roberto Marinho esticar a novela das oito (então Rainha da Sucata, de Sílvio de Abreu) para que os telespectadores não mudassem de canal, e lançar uma novela com os maiores nomes da casa (Araponga, com Tarcísio Meira e Christiane Torloni) para competir no mesmo horário, cancelando boa parte da linha de shows, tirando do ar programas consagrados como o TV Pirata.
  • Durante anos, a novela ficou engavetada na Central Globo de Produções, à espera de uma decisão se seria produzida ou não. Em 1990, a Manchete contrata seu escritor, Benedito Ruy Barbosa, que finalmente realiza seu sonho, obtendo estrondoso sucesso e superando a até então imbatível Rede Globo. Além disso, a Manchete contrata também uma grande leva de atores globais, como Cláudio Marzo, Cássia Kiss, entre outros e mistura com revelações da teledramaturgia brasileira, como Cristiana Oliveira e Marcos Winter.
  • Pantanal também foi a primeira (e por enquanto, a única) telenovela não-global, desde a falência da TV Tupi em 1980, que conseguiu ultrapassar freqüentemente a marca de 40 pontos de audiência, muito além do esperado.O que é uma proeza fora dos domínios da TV Globo. E de quebra, o avassalador sucesso da trama rural pôs a emissora de Adolpho Bloch de vez entre as grandes produtoras de telenovelas da América Latina. Todavia, a Manchete nunca mais repetiria tal façanha nos nove anos que lhe restariam de vida.
  • As gravações externas nas deslumbrantes paisagens do Pantanal Matogrossense, aliada a toques de erotismo (com abundantes cenas de nudez e sexo) e uma bem trabalhada trilha sonora, que incluía o grupo Sagrado Coração da Terra e o violeiro Almir Sater), fizeram desta obra um dos grandes sucessos de público, criando um novo marco na história das telenovelas brasileiras.
  • Depois de provar que suas histórias também mobilizavam a audiência no horário nobre, o autor Benedito Ruy Barbosa, que na Globo só recebia o horário das 18h, retornou à casa em 1993 para escrever, finalmente, uma novela das oito global: Renascer, outro grande sucesso.
  • Pantanal foi reapresentada em duas ocasiões: às 19h30, de 17 de junho de 1991 a 18 de janeiro de 1992, e às 21h30 e na íntegra, de 26 de outubro de 1998 a 14 de julho de 1999. Esta segunda reprise tem uma particularidade interessante: entrou no ar em substituição à novela Brida, que acabou com os recursos da emissora. A Rede Manchete seria vendida pouco depois dessa reestréia de Pantanal e se tornaria a RedeTV!.
  • A apresentadora Nani Venancio, na época modelo aparece nua se metamorfando em mulher na abertura dessa novela.
  • A exemplo do que já havia sido feito com Xica da Silva, o SBT comprou as fitas da novela arrematadas no leilão da massa falida da Manchete e passou a reapresentar Pantanal às 22h desde o dia 9 de junho de 2008. A Rede Globo já anunciou que irá contestar a reprise, pois detém os direitos do texto, adquiridos do autor Benedito Ruy Barbosa.
  • A novela "Pantanal" não foi anunciada pelo SBT,a emissora só anunciou como "Arma Secreta".O SBT também exibiu enquetes sobre as novelas preferidas pelo público,e curiosamente na edição,"Pantanal" era a preferida do público.
  • O SBT só começa a exibir a novela "Pantanal" quando "A Favorita" acaba, o SBT está exibindo chamadas anunciando,"Quando acabar a novela da Globo, "A Favorita", troque de canal e veja a novela "Pantanal".
  • A novela só fez sucesso na primeira metade da mesma, na segunda metade o autor resolveu mudar completamene a novela passando a ser filmada na cidade e não mais no Pantanal, fazendo com que o sucesso decaísse a niveis baixissimos.
  • As quartas-feiras com a exibição do futebol na Globo, a novela A Favorita termina mais cedo, fazendo com que Pantanal comece mais cedo também,às 21:40h.
  • A estréia surpresa de Pantanal no SBT marcou 7 pontos de média com picos de 8 pontos,segundo dados consolidados. Já o segundo capítulo a trama subiu a audiência em 46%, marcando então 10 de média e 12 de pico, segundo o jornalista da Folha de São Paulo Miguel Arcanjo Prado.


Prê
mios

APCA (1990):

  • Melhor Novela
  • Melhor Atriz - Jussara Freire
  • Melhor Ator - Cláudio Marzo
  • Revelação Masculina - Ângelo Antônio
  • Melhor Diretor - Jayme Monjardim

Troféu Imprensa (1990):

  • Melhor Novela
  • Melhor Atriz - Jussara Freire
  • Melhor Ator - Cláudio Marzo
  • Revelação do Ano - Cristiana Oliveira

Bookmark and Share
Compartilhe no Google Plus
    Comentários do Blog
    Comentários do Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Devido à abusos,os comentários passaram a ser moderados.

Estamos abertos a receber críticas e sugestões
Não aceitamos comentários:

- Anônimos
- com Caps Lock
- Contedo qualquer espécie de abuso.
- Com palavras de baixo calão.
- Com ofensas a nosso staff ou a outro internauta.
- E Qualquer tipo de propaganda ou divulgação de blogs, sites, canais do Youtube, fanpages e etc.