; Anos 90-A era de ouro | Arquivo SBT
Tecnologia do Blogger.

Looped Slider

.

Anos 90-A era de ouro

Anos 90
Nos anos 90 a emissora teve um crescimento marcante, chegando a lançar o slogan "SBT, na nossa frente só você". O SBT transferiu suas operações, que até então se dividiam entre o auditório no bairro do Carandiru e os estúdios da Vila Guilherme, para o CDT Anhangüera, também conhecido como "Complexo Anhangüera" dada sua localização na Rodovia Anhangüera, que custou em torno de 120 milhões de dólares.

1990-1993

Em 1990 cobriu a Copa do Mundo de 1990 na Itália. Foi nessa Copa do Mundo que a emissora desenvolveu seu mascote na transmissão. Se tratava do "Amarelinho". Ele vibrava quando o Brasil, marcava os gols. Em 1991 o SBT lança o telejornal "Aqui Agora". Serginho Groismann é trazido da TV Cultura, na qual comandava o Matéria Prima, e cria o Programa Livre. Em 1992, o SBT transmitiu as Olimpíadas de Barcelona. No mesmo ano exibiu ao vivo o impeachment do então ex-presidente Fernando Collor. O Domingo Legal, apresentado por Gugu Liberato, planejado em 1992, foi levado ao ar pela primeira vez em 17 de janeiro de 1993 com um formato baseado no bem-sucedido Viva a Noite dos anos 80, ganhou cada vez mais espaço como atração do Programa Silvio Santos na medida em que o SBT precisava combater o Domingão do Faustão da Rede Globo. Apesar das freqüentes acusações de sensacionalismo a ambos os programas, a guerra dos auditórios fez bem ao Domingo Legal, que encerrou a década com picos de 40 pontos de audiência. Em 1993 exibe as Eliminatórias da Copa do Mundo de 1994.

1994-1996

Em 1994 o SBT cobriu o tetracampeonato mundial da seleção brasileira que ocorreu nos Estados Unidos. Em 1996, no mesmo país, a emissora cobriu as Olimpiadas de Atlanta. Na produção de telenovelas, a partir de 1994 o SBT investiu em remakes de antigas produções de outras emissoras, como Éramos Seis, As Pupilas do Senhor Reitor, Sangue do Meu Sangue e Os Ossos do Barão, além de textos próprios como em Razão de Viver e Fascinação. Também aderiu ao esquema de co-produção em Dona Anja, Colégio Brasil e Antônio Alves, Taxista e produziu novelas adaptadas de textos mexicanas como O Direito de Nascer e Pérola Negra. As produções originais mexicanas chegaram ao seu auge na época. Maria Mercedes, Marimar, Maria do Bairro, A Usurpadora e Carrossel foram grandes sucessos. A protagonista de Carrossel, em visita ao Brasil, foi recebida em Brasília, onde, por convite do então presidente Fernando Collor, subiu a rampa do Palácio do Planalto e foi aclamada por uma multidão. A emissora tambem cobriu as Copas do Brasil de 1995 e 1996. A emissora em 1995 começou a cobrir a Fórmula Indy, que depois da cisão entre a Champ Car e IRL, foi obrigada a chamar a categoria (O nome na época era CART) de Fórmula Mundial.

1997-1999

Em 1997, Chiquititas (20h, que foi transferido para 19h) e Disney Cruj (18h) davam algumas vezes a liderança ao SBT. A cantora mexicana Thalía veio diversas vezes ao Brasil, participando em diversos programas do SBT. O dia 19 de Outubro pode ser considerado o marco inicial da virada da emissora, quando, pela primeira vez o programa Domingo Legal vence o Domingão do Faustão, sendo ambos exibidos no mesmo horário. No final do mesmo ano, o SBT lança o programa Fantasia, apresentado inicialmente por Jackeline Petkovic, Adriana Colin, Débora Rodrigues e Valéria Balbi, e os sitcoms Os Simpsons e Uma Família da Pesada são estreados depois das 10 da noite, pouco a pouco o SBT fica frente a frente da Rede Globo. Uma Família da Pesada tinha uma boa audiência, sendo exibido até 2000. Por certo período a partir de 1999, a sitcom Ô Coitado também teve presença importante até 2000, retirado do ar por falta de audiência. Em uma negociação milionária, o apresentador Carlos Massa, o Ratinho trocou a Record pelo SBT em 1998, mantendo o estilo mundo cão que o tornara célebre. O Programa do Ratinho se tornou uma espécie de fenômeno pop do fim dos anos 90 e muitas vezes atingia o primeiro lugar em audiência depois da novela das oito da Rede Globo. O SBT cobriu a sua última Copa do Mundo realizado na França. Em 1999, o Programa do Ratinho concorreu de forma bem sucedida com a novela das oito da Rede Globo, Suave Veneno, de Aguinaldo Silva, sendo assim a novela possui o título de pior audiência do horário das oito. Ainda nesse ano, no final do mês de dezembro, Jô Soares apresentava pela última vez o talk-show, Jô Soares Onze e Meia.
Compartilhe no Google Plus
    Comentários do Blog
    Comentários do Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Devido à abusos,os comentários passaram a ser moderados.

Estamos abertos a receber críticas e sugestões
Não aceitamos comentários:

- Anônimos
- com Caps Lock
- Contedo qualquer espécie de abuso.
- Com palavras de baixo calão.
- Com ofensas a nosso staff ou a outro internauta.
- E Qualquer tipo de propaganda ou divulgação de blogs, sites, canais do Youtube, fanpages e etc.